Dicas para procurar trabalho na Australia

Aqui em Sydney muita coisa relacionada a contratação é diferente se compararmos com o Brasil, ainda não sou um expert no assunto, mas vou detalhar a experiência que eu obtive nas últimas semanas:

Modelo de Resume

Pra começar, o currículo vitae aqui chama-se Resume (palavra derivada do francês), nos principais sites de empregos e agências da Australia você vai encontrar tipos diferentes de Resume, então, o jeito é selecionar o que melhor se adapta a sua experiência, profissão e caprichar no inglês. Aqui eles não ligam muito para o tamanho, se você tem muita experiência pode ter um Resume de 3 páginas (sem encher linguiça, por favor). Vou relacionar alguns sites com dicas sobre Resume que achei nos últimos dias:


Covering Letter

Aqui você precisa se apresentar para se candidatar para uma vaga, a Covering Letter é seu primeiro contato com o recrutador, se ele se interessar vai dar uma olhada no Resume, então é primordial fazer uma carta objetiva e com o detalhe que a empresa esta buscando (eu sei, é uma tarefa difícil, demorada e requer bastante paciência).

  • Seja pessoal, se apresente e diga o motivo de você estar se candidatando;
  • Fale o porque a empresa deve contratar você, que resultados você pode trazer;
  • Associe sua experiência ao trabalho que a empresa desenvolve;
  • Conte da sua experiência de forma sucinta;
  • Nem muito longa, nem muito curta;
  • Fale a verdade!

Telefone

Inimigo que este é o problema número 1 de todos os estudantes de inglês! É muito difícil falar ao telefone com recrutadores experientes e com pouco tempo disponível! Mas você precisa começar, precisa treinar e praticar! Minha dica é enquanto estiver procurando trabalho, procure ficar em casa o maior tempo possível, instale um programa em seu computador e grave as ligações que receber, assim você pode ouvir novamente e tentar melhorar sua comunicação.

Entrevistas

Você chegou até aqui, não da pra escorregar! Se prepare, se prepare mais um pouco!

As entrevistas aqui não são tão formais quanto no Brasil (apesar de eu ter feito entrevistas formais e outras não), uma das minhas entrevistas foi em um café! Coisas que achei um pouco diferente das entrevistas do Brasil:

  • Vá bem arrumado, mas não precisa terno;
  • Se possível, tenha um portfólio para mostrar em detalhes seu trabalho (com imagens);
  • Seja seguro! Aja de maneira segura! Confiante!
  • Treine seu inglês!
  • Fale da sua experiência de forma sucinta;
  • É comum perguntarem o motivo que você quer trabalhar na empresa;
  • Vá preparado para fazer perguntas, a empresa quer saber se você esta interessado em uma boa empresa ou apenas em arrumar um trabalho;

Vi uma dica em um site, eu não fiz isso, é após a entrevista mandar um e-mail para o entrevistador agradecendo a oportunidade, talvez comentar alguma coisa que acha que faltou falar e deixar os dados de contato (acho meio exagerado).

Perfil Online

Mantenha seu perfil do Linkedin atualizado (deve ser igual ao seu resume). Participe de grupos de sua área, procure participar! Não preciso mencionar que tem que ser em inglês né?!

Um amigo me perguntou outro dia: “Você tem um Facebook fantástico?”, bom fui dar uma olhada e não era lá essas coisas. Procure postar coisas realmente interessantes no seu Facebook público (em inglês).

Por onde começar

Existem diversos sites de emprego, minha sugestão é ficar de olho nos 2 principais (links abaixo), mas também procurar as agências de recrutamento e mandar seu Resume para as agências.

Maior e mais famoso site da Australia de busca de empregos - www.seek.com.au

Tem bastante coisa aqui, mas você tem que tomar cuidado para não cair em uma furada - www.gumtree.com.au

Estratégia

Você deve traçar uma estratégia antes de começar! Qual tipo de vaga você vai se candidatar? Como esta o nível do seu inglês? Essa vaga precisa de muita comunicação? Quanto você esta disposto a ganhar?

Procure se candidatar/cadastrar para as vagas em horário comercial (10:00 as 16:00), assim, se o recrutador gostar de você já te liga em seguida, pois provavelmente ele estará online nestas horas.

Procure Brasileiros no Linkedin com a mesma profissão que a sua, procure mandar um e-mail para esses profissionais perguntando por dicas, a maioria das pessoas tem uma vida bastante ocupada aqui e é bem provável que poucos irão responder, mas quando responder você pode conseguir aquela dica que estava precisando!

Boa Sorte!!!

Recent Comments

blog comments powered by Disqus